Programa
Nacional de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio, em
consonância com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, o Plano
Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino
Médio.
Objetivos:
- Promover a valorização do professor da rede pública estadual do Ensino Médio através da oferta de formação continuada; LDB, LC 50/MT
- Refletir sobre o currículo do Ensino Médio, que possibilite a implementação de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas DCNEM.
Metas:
- Superar as metas estabelecidas para o IDEB e PISA;
- Melhorar indicadores de Fluxo no Ensino Médio;
- Melhorar indicadores de proficiência nas diferentes áreas do conhecimento;
- Avaliação censitária do Ensino Médio com resultados por rede e município;
EM MATO GROSSO
O
processo de formação será constituído pela realização de Seminários Nacionais e
Estaduais e cursos de formação dos Supervisores, Formadores Regionais,
Orientadores de Estudo e dos Professores das escolas da rede pública.
A Formação Continuada para o
Fortalecimento do Ensino Médio de Mato Grosso inicia-se com Encontro
Formativos para os Formadores Regionais, Orientadores de Estudos e professores
das unidades escolares no ano de 2014.
As temáticas de estudos da I
Etapa serão os Cadernos Temáticos 1,2,3,4,5,e 6 propostos pelo PNFEM em
parceria com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) a SEDUC
(Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso) e o CEFAPRO do Polo de Sinop.
Campos Temáticos:
1-
Ensino Médio e Formação Humana Integral,
2 - O
jovem como sujeito do Ensino Médio,
3 - O
currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana
integral;
4-
Áreas de Conhecimento e integração curricular;
5-
Organização e gestão democrática da Escola;
6-
Avaliação no Ensino Médio.
As temáticas da II Etapa serão os Cadernos temáticos das áreas do
conhecimento e seus componentes curriculares. Através de estudos e articulações
com os princípios e propostas das DCNEM e dos Direitos a Aprendizagem e
Desenvolvimento.
Campos Temáticos:
1 - Organização
do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio 2 - Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia);
3 - Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia);
4 - Linguagens (Língua Portuguesa; Artes; Ed. Física; Língua Estrangeira Moderna);
5 - Matemática.
Metodologia:
Encontros semanais coletivos pautados na discussão, reflexão e atualização
sobre as mudanças e avanços que estão em desenvolvimento no âmbito das
políticas de educação para o Ensino Médio e estudos individuais com reflexão e
ação no fazer docente em sala de aula. A carga horária será de 200 horas de
estudos com no mínimo de 3 horas semanais de estudos coletivos e 3 horas
semanais de estudos individuais. Os encontros formativos com os Orientadores de
estudos serão concentrados de acordo com orientativo da UFMT para o Curso. O
material utilizado para os estudos e reflexões serão os Cadernos do Pacto;
Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio; Textos e vídeos
complementares sugeridos nos cadernos, reflexivos e provocativos, próprios para
atividades coletivas e individuais; Reflexões e debates da e na escola;
tablets; plataforma do SISMEC.
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