PACTO - Programa Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio



Programa Nacional de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio, em consonância com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, o Plano Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 

Objetivos:

  • Promover a valorização do professor da rede pública estadual do Ensino Médio através da oferta de formação continuada;  LDB, LC 50/MT
  •  Refletir sobre o currículo do Ensino Médio,  que possibilite a implementação de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas DCNEM. 

Metas:
  • Superar as metas estabelecidas para o IDEB e PISA;
  • Melhorar indicadores de Fluxo no Ensino Médio;
  • Melhorar indicadores de proficiência nas diferentes áreas do conhecimento;
  • Avaliação censitária do Ensino Médio com resultados por rede e município;


EM MATO GROSSO
O processo de formação será constituído pela realização de Seminários Nacionais e Estaduais e cursos de formação dos Supervisores, Formadores Regionais, Orientadores de Estudo e dos Professores das escolas da rede pública.




 A Formação Continuada para o Fortalecimento do Ensino Médio de Mato Grosso  inicia-se com Encontro Formativos para os Formadores Regionais, Orientadores de Estudos e professores das unidades escolares no ano de 2014.


As temáticas de estudos da I Etapa serão os Cadernos Temáticos 1,2,3,4,5,e 6 propostos pelo PNFEM em parceria com a UFMT (Universidade  Federal de Mato Grosso) a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso) e o CEFAPRO do Polo de Sinop.

 Campos Temáticos:
 1- Ensino Médio e Formação Humana Integral,
 2 - O jovem como sujeito do Ensino Médio,
 3 - O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral;
 4- Áreas de Conhecimento e integração curricular;
 5- Organização e gestão democrática da Escola;
 6- Avaliação no Ensino Médio.

As temáticas da II Etapa serão os Cadernos temáticos das áreas do conhecimento e seus componentes curriculares. Através de estudos e articulações com os princípios e propostas das DCNEM e dos Direitos a Aprendizagem e Desenvolvimento. 

Campos Temáticos:
1 - Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio
2 - Ciências Humanas (Sociologia, Filosofia, História e Geografia);
3 - Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia); 
4 - Linguagens (Língua Portuguesa; Artes; Ed. Física; Língua Estrangeira Moderna);
5 - Matemática. 

Metodologia: Encontros semanais coletivos pautados na discussão, reflexão e atualização sobre as mudanças e avanços que estão em desenvolvimento no âmbito das políticas de educação para o Ensino Médio e estudos individuais com reflexão e ação no fazer docente em sala de aula. A carga horária será de 200 horas de estudos com no mínimo de 3 horas semanais de estudos coletivos e 3 horas semanais de estudos individuais. Os encontros formativos com os Orientadores de estudos serão concentrados de acordo com orientativo da UFMT para o Curso. O material utilizado para os estudos e reflexões serão os Cadernos do Pacto; Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio; Textos e vídeos complementares sugeridos nos cadernos, reflexivos e provocativos, próprios para atividades coletivas e individuais; Reflexões e debates da e na escola; tablets; plataforma do SISMEC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário